quarta-feira, 28 de maio de 2014

I Festival de Orgão de Braga

 
A cidade de Braga surpreende pelos seus muitos tesouros artísticos, entre eles, e passando um pouco despercebido, até agora, está um património ímpar que reúne várias formas de arte.
A arte de trabalhar a madeira, a arte de pintar e dourar e a arte dos sons, todas presentes nos Órgãos de Tubos, ou simplesmente Órgão.
A efervescência artística que se vivia em Braga entre os séculos XVI E XVIII exigiu um desenvolvimento da Música, especialmente e por estarmos na " cidade dos Arcebispos", de música das igrejas. As correntes e influências musicais da Europa que chegam a Portugal por essa altura não passam, também elas, ao lado das novas criações artísticas e  música de órgão não se cingiu  apenas ao acompanhamento das celebrações, cresceu também neste contexto uma identidade concertista muito própria. Assim nascem muitos dos órgãos históricos de Braga e com eles organistas como Gaspar dos Reis e Pedro de Araújo que tirando partido das especificidades deste que é chamado " rei os instrumentos", escrevem composições musicais muito próprias como os Tientos e as Batalhas.
Braga possui 46 instrumentos históricos, dos quais alguns recuperaram "voz" nos últimos anos, como os das Igrejas de São Marcos, São Lázaro ou Santa Cruz.
No primeiro festival fará eco os sons dos grandes órgãos da Sé, da igreja da Conceição no Instituto Monsenhor Airosa, do Bom Jesus, de Santa Cruz e de São Marcos, em cinco concertos sui generis, onde não apenas se poderá ouvir o órgão como instrumento solo, mas também o oboé, o canto e as cordas, o que faz de cada concerto único e convida a assistir a todos eles.
De 30 a 7 de Junho as igrejas abrem as suas portas para ouvirmos a música majestosa dos seus órgãos.
Será também uma ótima oportunidade para conhecer ou revisitar a cidade de Braga. Visite Braga com a Turel, informações através de info@turelviagens.com  ou 253 041 065

 

Sem comentários:

Enviar um comentário