quinta-feira, 8 de maio de 2014

si fueres Romae, Romano vivito more*

Braga está preste a receber mais uma edição da Braga Romana, no ano em que decorrem 2000 anos sobre a morte do seu fundador, Gaios lulius Caeser Octavianus Agustus ( 63 a. C - 14 d. C ) , mais conhecido por Augusto, o imperador de Roma que, segundo reza a história, faleceu a 19 de Agosto ( Augustos) do ano 14 depois de Cristo.
O evento Braga Romana tem o propósito de comemorar os primeiros tempos de vida daquela que foi a opulenta  Cidade Bracara de Augustos.
Bracara Augusta deve o seu nome de Bracara ao povo indígena que ocupava o território, e ao epíteto de Augusta, em homenagem ao Imperador Diocleciano, a capital da nova província da Galécia.
A recriação histórica "Braga Romana" pretende recriar o universo romano, em particular dos denominados Bracaraugustanos.
Bracara Augusta conserva um património impar, sobre o legado da presença romana na cidade como:
- as termas do Alto da Cividade;
- domus da escola velha da Sé;
- domus do seminário de Santiago;
- domus das Frigideiras do Cantinho;
- fonte do Ídolo;
- museu D. Diogo de Sousa, que guarda o grande espólio de achados arqueológicos ;
- balneário pré-romano na Estação Caminhos de Ferro;
- entre outros.
 
No espaço da" Braga Romana" é possível encontrar vários espaços desde a área pedagógica ( Quadratum Paedagogico), passando pelo Acampamento Militar ( Castra Leg. VI Victrix), Termas e Estética ( Quadrutum SPA), até ao Mercado Romano e a Área de Alimentação.
No programa da " Braga Romana" destacam-se os espetáculos de recriação como lutas de gladiadores, rituais a deuses romanos, casamento romano e o grande cortejo triunfal de Bracara Augusta pelas ruas do centro da cidade, composto por milhares de figurantes rigorosamente trajados à época.
Está é sem dúvida uma excelente opurtunidade para conhecer Braga no seu esplendor romano.
Conheça o programa da TUREL Viagens para dois dias e certamente irá regressar.
 
* Em Roma, sê Romano

Sem comentários:

Enviar um comentário