Turismo Criativo – conceito
Com forte vertente cultural, o turismo criativo é um conceito
dinâmico que vai ao encontro das atuais motivações turísticas, e sobretudo das
tendências, de procura de experiências em que o turista participa ativamente,
tornando-se parte vital do produto, e com isso valoriza-o.
Na abordagem criativa do turismo, o turista é simultaneamente
produtor e consumidor de experiências, agarrando raízes culturais, abraçando a
humanidade, em busca de autenticidade, ou meramente do que lhe é diferente;
libertando o stress do bulício urbano ou fugindo do silêncio do seu mundo rural
em busca de espaços em que se cruzam e aculturam os povos do mundo!
O turista já não quer apenas ver vindimar, quer passear pelas
quintas, colher e pisar as uvas; o turista já não quer esperar à mesa pela
gastronomia quer participar na sua confeção, o turista já não quer apenas
assistir ao folclore, mas antes dançar e cantar - viajando na história e
cultura dos povos; o turista já não quer apenas levar lembranças das áreas de
destino, mas antes participar na sua criação - o turista cansou-se de assistir.
O turista quer, cada vez mais, viver experiências que o integrem, que o
envolvam, que o enriqueçam, que o divirtam, que o libertem de algo….
Turismo Criativo não é mais do que pensar o setor de forma
inovadora, fora dos padrões convencionais e dos velhos conceitos. Como
atividade económica, todos ficam a ganhar: empresários, agentes, operadores,
órgãos de turismo, cidades, regiões e, principalmente, os turistas.
Partindo da premissa que as cidades e regiões criativas atraem
mais turistas e negócios, às quais se juntamos investimentos, movimento e
visibilidade da região. Quando se fala em cidades ou regiões criativas não se
está a fazer referência apenas àquelas que têm na economia criativa os seus
principais trunfos. Mas também nas regiões que pensam e planeiam o turismo de
forma inovadora e criativa o tempo todo. Sejam nos seus produtos, destinos,
equipamentos, histórias, arquitetura, festas, cuidado com o meio ambiente,
cultura, enfim tudo que possa trazer inovação para todos os setores e de forma
constante à região.
Com o turismo criativo pretende-se mostrar que qualquer
cidade, região, hotel, produto ou profissional do turismo pode beneficiar de
ações e projetos criativos para o desenvolvimento do setor, atrair turistas e
gerar rendimentos.
O primeiro passo tem que ver com a descoberta das origens e
da essência muitas vezes apagada ou esquecida de cada região. Procurar onde
está a autenticidade e os diferenciais criativos de uma cidade ou de um simples
produto ou projeto turístico. Procurar como se pode vender um pacote turístico
de forma criativa. Assim percebe-se que no turismo criativo não existe um
ingrediente único ou resposta específica que possa explicar este novo segmento
de turismo. Fundamental é ter ideias e coragem para inovar.
Sem comentários:
Enviar um comentário